terça-feira, 1 de abril de 2014

SHAKESPEARE E TREINAMENTO E COMÉDIA- OPORTUNIDADE PARA ESTUDANTES PÓS

REPASSO O MATERIAL QUE O PROFESSOR FERNANDO VILLAR ENVIOU.
HÁ VAGAS PARA ALUNOS DA PÓS.
MARCUS


 



O Fórum Shakespeare Brasília incluirá oficina para professores da SEDF, exposição, entre outras atividades, das quais destacaria para nosotr@s:
Palestras à noite no Teatro 1 do CCBB
23/04/2014 – 19h30 – 21h30. Mesa redonda: Shakespeare nosso contemporâneo brasileiro, com os diretores Vik Sivalingam (Royal Shakespearean Company) e José Regino (Celeiro das Antas) e a atriz brasiliense Cirila Targhetta (Cia. Brasiliense de Teatro). Mediação minha (UnB).
24/04/2014 – Bridget Escolme (University of London) Lúcia Sander (UnB).
25/04/2014 – a confirmar o nome d@ palestrante. Paul Heritage está fechando isto.

Oficinas para atores e diretores profissionais. Inscrições abertas até este domingo no portal que está na filipeta eletrônica, http:www.peoplespalaceprojects.org.uk/projects. De 24/04 a 27/04. Acontecerão durante as manhãs para 1 turma de 20 profissionais, com Vik Sivalingam (RSC) e às tardes para outra turma de 20, com a atriz, escritora e diretora Jo Kukathas. No dia 28/04, as duas turmas se juntam das 14 às 18 para preparar-se para uma master class com os 40 profissionais e os dois diretores, que será dividida com o público das 19 às 21 horas.

E dias 23, 24 e 25/04, das 9 às 13 horas, acontecerá a Oficina “Medida por Medida:  Da Comédia à Tragédia, e a relação ator-espectador no teatro de Shakespeare” para 20 estudantes da Pós-Graduação. Dentro da programação do novo ciclo permanente do Mestrado em Artes Cênicas da UnB, Encontros para a cena: [a]PÓS explorações, recentemente iniciado com o Professor do PPGArte da Cena da UNICAMP e do LUME Teatro, Renato Ferracini.
Professores da Pós, por favor, falem com seus orientand@s e me enviem os nomes d@s interessad@s. Roberta, conto contigo pra falar com @s colegas da Pós.

Resumo da oficina: Com foco na peça Medida por Medida, o encontro explora a habilidade de Shakespeare para transformar drama em comédia e vice-versa,  analisando especialmente as montagens renascentistas apresentadas à luz do dia, e a importância da presença visível do público nas peças do autor.

Bridget Escolme
Bridget Escolme é acadêmica em artes cênicas do Queen Mary College, da University of London e já trabalhou com dramaturgia, performance, direção e gerenciamento de seminários para projetos teatrais educacionais. Ela atualmente leciona e pesquisa sobre Shakespeare e seus contemporâneos nas áreas de performance e práticas espaciais do teatro, história de figurinos e história de doenças psicólogicas em performances. É autora dos livros Talking to the Audience: Shakespeare, Performance, Self (Routledge 2005), Anthony and Cleopatra na série Shakespeare Handbooks da Palgrave (Palgrave 2006) e  Emotional Excess on the Shakespearean Stage (Arden Shakespeare, Bloomsbury 2013). Artigos mais recentemente publicados discutem sua adaptação para locação exclusiva de Coriolanus, o uso de entrevistas com atores no ambiente acadêmico, e Shakespeare e montagens com locações exclusivas. Sua coleção de artigos Shakespeare and the Making of Theatre (edited with Stuart Hampton-Reeves) foi publicada pela Palgrave em 2012. Bridget é também membro do Grupo de pesquisa em arquitetura do Shakespeare's Globe e contribuiu em palestras e ensaios para programas de produções shakespeareanas no West Yorkshire Playhouse, no Globe Theater e na Royal Shakespeare Company.

Nenhum comentário:

Postar um comentário