Insistindo: a forma de seu exercício cênico para esta disciplina não foi definida no programa.
O que seu exercício deve conter é
1- partir de alguma seção do texto estudado e das discussões em sala;
2- deve integrar várias artes.
3- não há limites para produção e realização além de no mínimo de tempo do programa e desde de que o estudante seja o propositor e o condutor do projeto.
Apenas isso.
O que seu exercício deve conter é
1- partir de alguma seção do texto estudado e das discussões em sala;
2- deve integrar várias artes.
3- não há limites para produção e realização além de no mínimo de tempo do programa e desde de que o estudante seja o propositor e o condutor do projeto.
Apenas isso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir... Estas influências de instalação, vídeo/dança permeiam a minha formação, que me permitem pensar que a dança contemporânea dentro de uma contexto atual, é o resultado de uma série de questões que se articulam com a inteligência, a idéia e o estabelecimento de engrenagens intelectuais, originando uma poética peculiar que integra o paradoxo, a surpresa e o inusitado na articulação de uma linguagem em que o belo é, antes de tudo, uma questão e um desafio. O saber (olhar humano) não pode ser jamais algo inerte ou autoritário. A dança contemporânea é um instrumento para todos que buscam o saber e não se deixam limitar por formas ou conceitos. Não existe uma verdade absoluta. Trabalhar a dúvida, a indagação, a curiosidade, a vontade, o conhecimento e o desejo são formas de gerar novas reflexões e conhecimentos.
ResponderExcluirO encontro da dança contemporânea e a performance é muito próxima, onde as pesquisas da dança formal começam com improvisação, pesquisa teórica, pequenas frases coreográficas e aos poucos vão ao encontro da performance. Em meio a isto aparece este corpo transitório, temporário e disponível que faz parte de todo este processo. Um corpo que existe em suas várias formas e contextos é uma manifestação da expressão, das gestões artísticas.
Definir o que é performance causa dúvidas, pois é um conceito indefinido e fluido dentro do qual as linguagens artísticas se misturam para além da área de dança. A pergunta pode ser: o que é performance de dança?. No entanto, a resposta pode estar dentro de várias visões e assim fica aberta uma discussão teórica entre pesquisadores em várias áreas do conhecimento. Com isso, é importante conversar sobre a teoria da dança e as publicações de pesquisadores, porque existem vários encontros, mostras e festivais que abrem espaços para a dança, mas seguem padrões de outras áreas e linguagens. Assim, acontecem desencaixes e neste contexto existe muitas vezes um perfil de dança que pode gerar espaços definidos e até estereotipados.
Podemos pensar que a performance tem diferentes funções. O corpo tem função artística, como suporte, nas artes visuais não pode-se pensar na tela com suporte único de pintura. Mas dentro das grandes possibilidades de conhecimentos específicos. Dentro da prática da performance, a instalação pode usar o corpo diretamente para seus fazeres artísticos e pode experimentar um campo de possibilidades na busca de suas próprias perguntas do corpo. A performance e grupos de que realizam pesquisas e ensaios e com os resultados, podem se transformarem na criação de espetáculos, performances em galerias ou espaços públicos e outros meios de apresentação de suas criações visando à criação ou formação artística.
Devaneios que fazem parte e tem sentindo dentro de minha/nossa pesquisa!