terça-feira, 1 de abril de 2014

Ideias para criação I

Pensando já nos próximos desdobramentos, eu gostaria de enfatizar algumas coisas que muitas vezes não ficam claras quando da leitura.
Inicialmente, estamos acostumados a ler textos em busca de figuras isoladas, na tentativa de igualar personagens a pessoas. Consequências: buscamos explicar as personagens, justificar seus atos, e não seguir sua construção. Indo em outra direção, podemos observar que as personagens estão sempre dentro de contextos supraindividuais- elas se referem a grupos ou valores comuns de seu grupo.
Ou seja, são corais, dialogam com instâncias que não se reduzem a expressões de vontade isoladas. Em função disso, as figuras se valem das outras figuras para se definir: uma personagem é construída em função do jogo oposições com as outras.  Aquiles, por exemplo, ele se define dentro de seu grupo, os mirmidões. Ou outros, gregos e troianos, são outros em relação ao seu grupo. O grupo dos mirmidões no texto homérico se especifica por ser guerreiro e leal ao seu líder. Aquiles é um mirmidão admirado por seu grupo, mas ele se opõe ao líder dos líderes - Agamemnon. Então vemos as dificuldades em definir uma figura por traços gerais e unívocos. Para compreender melhor Aquiles e suas contradições, vemos que na cena com Térsites se opõe a Agamemnon, como um Aquiles piorado, um anti-Aquiles, fazendo o que Aquiles gostaria de ter feito. Como um bufão, Térsites o menor heróico dos homens de Tróia rebaixa o líder dos líderes. Essa dramaturgia que produz paralelismo manifesta como as figuras são construídas, por elementos aparentemente desconcertados, isolados, são reunidos, aproximados e colocados em combate.
Aquiles mesmo dará sinais dessa contradição entre o sentimento sobre a morte de Pátroclo e depois a ira desmesurada com Heitor, o assassino de seu primo.
Se vocês fizerem um exercício, verão como as implicações sobre o modo de construção das personagens enriquece o modo como lemos o texto e como o texto depois será criativamente transformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário