sábado, 29 de março de 2014

musicalidade e Homero

Como vimos, a musicalidade do texto homérico não é baseada em elementos isolados.
Todos os quase 16 mil versos possuem um padrão rítmico explícito. A obra é identificada, reconhecida em função desse padrão.
Ou seja, na Ilíada temos uma organização rítmica que organiza toda a obra. Para que uma obra dessa complexidade e extensão se organize ritmicamente, não basta apenas possuir um único padrão. Na verdade, a disposição das palavras em versos, a seleção das palavras de acordo com o metro é um dos procedimentos rítmicos. Ele se entrechoca com outros, como a construção em blocos. É possível identificar blocos de versos que constituem seções e partes da obra. Assim, temos a obra  inteira, que é subdividida em cantos(24 cantos), cada canto tem suas subseções. Ainda, temos cenas de grupo, cenas de duplas, cenas de contrastes entre personagens-espaços, cenas de indivíduos, cenas internas e externas. Lembrar sempre que para a sobrevivência do rapsodo a variação era fundamental.

Dessa forma, aquilo que quantificamos,o ritmo, pode ser na verdade de diferentes materiais. Podemos quantificar os sons, os espaços, os encontros, a textura ou densidade da cena(um agente, dois agentes, um grupo).

Um comentário:

  1. Interessante. A partir da próxima leitura vou tentar identificar seções e partes como pontes, codas, livre improvisação, prelúdios, interlúdios, poslúdios...

    ResponderExcluir