Vasculhando...
O Momento é: reler cartas antigas do meu Avô, poemas, contos da minha tias Avós. Nessa viagem consegui recolher material escrito também. Achei uma carta escrita por meu avó em 1992 para mim, batida na máquina….é claro. Estava eu com 12 anos. O Vô escreveu:
"Seu pai me telefonou,há alguns dias, pedindo dados para uma árvore geneológica que você deverá fazer com dever de escola. Entendi que a preferência seria por destaque de nomes…"
As descrições são interessantíssimas, hilárias, a forma, o tom..:
"José Pereira Guimarães, era capitão da Guarda Nacional, amigo do Imperador Pedro II, chegou a arrigimentar um bom contingente para a Guerra do Paraguai. Seguindo destino diferente de outros seus irmãos que vieram para o Brasil e ficaram em cidades importantes, o Capitão Zé Pereira se embrenhou pelo sertão como um desbravador, fixando-se onde hoje é o Distrito de Santana de Patos. Tornando-se um figura quase lendária pela bravura com que enfrentava seus adversários ou inimigos ( coisa comum na época). Mas especialmente ficou famoso pela perspicácia ou inteligência com que intuia ou desconfiava de ciladas que lhe eram preparadas. Deixou prole numerosa."
mais adiante:
"Pedro Pereira da Silva, também da Guarda Nacional, no posto de tenente, era conhecido por Pedro Luiz, fazendeiro perto de Serra de Salitra… Foi casado com Rita Francelina Leite, com quem teve 13 filhos. Ficando viúvo, casou-se com Rosa Cortes, irmã da primeira, com quem teve outros 17 filhos…".
Acho que vou usar os texto assim...lembrei das apresentações dos personagens em Homero/Ilíada:
- "Helena, a Argiva, em prol da qual muitos dos Aqueus
morreram em Troia,…"
-"Agamêmnon, pastor do povo".
-"Heitor domador de cavalos".
Como é o nome desse procedimento? alguém lembra?
Nossa Caísa, que achado maravilhoso. Lembro que escrevi muitas cartas na infância. Não lembro o nome dessas adjetivações, isso também me encanta na ilíada! Seria uma espécie de pseudônimo? Ou adjetivações mesmo... nome técnico não sei. Bom trabalho, beijo.
ResponderExcluir