sexta-feira, 9 de maio de 2014

NOVOS BLOGS E VISITAS AOS BLOGS ANTIGOS

Estive dando uma olhada nos blogs.
Achei bem interessante a organização e a visualidade do blog da Denise (https://denisemunhoz.jux.com/) Explorou bem as possibilidades de arranjo das páginas e da distribuição do conteúdo. Próximo passo: os ensaios.
Adeilton acabou de inaugurar seu espaço ( http://adeiltonlimadoutoradounb2014.blogspot.com.br/) . A clássica ideia de usar as mãos como personagens é bem vinda. Lembrar que já há material para postar no blog, como o projeto apresentado e discutido em sala de aula.
O blog da Isa está bem atualizado, bem organizado, boa distribuição entre conteúdos e visualidade.
Ela está vivenciado profundamente os dramas da criação, dúvidas, questões. Semana que vem vamos começar nosso encontro com seu material.É bem interessante ver o desafio que ela tem em mãos. O trabalho com jovens é assim. Se nós lutamos com estereótipos, imagine...  Mas eles têm energia e disposição. Interessante seria conectar alguns exercícios com o mundo deles, com aquilo que eles consomem de palavra e movimento, para daí fazer os entrechoques, estranhamentos.  Gostei do jogo do vídeo do princípio da repetição, partindo de experimentar o ritmo das palavras, essas palavras de outros tempos.
Outro aspecto importante do trabalho da Isa é sua documentação. Os momentos registrados são relevantes, e tudo está bem organizado, utilizando bem a combinação de recursos: vídeo que vai pro youtube e depois é linkado ao blog.
Além disso, um fator bem interessante é que os alunos parecem estar se divertindo com o processo. Essa dimensão pode ser canalizada para etapas, jogos do processo.

De qualquer forma, o que é preciso é :
1-abrir bem o blog, colocando os materiais conceituais iniciais(projeto)
2- continuar a alimentação do blog por meio do material dos ensaios.

Lembrando nosso encontro último, para quem trabalha com processos criativos a desafio é transformar a sala de ensaios em seu laboratório de experimentação, observação e teorização. O foco na ação, na atividade, no lugar teórico da sala de ensaios.
Para isso, é preciso rever o conceito de teoria.

Apresentei uma comunicação à Abrace há algum tempo sobre o tema
Link: https://www.academia.edu/966977/Participacao_observacao_e_relato_Redefinicao_do_conceito_de_Teoria_e_implicacoes_para_metodologia_de_estudo_de_processos_criativos

Um comentário: